segunda-feira, 23 de março de 2009

QUARESMA - CINZAS - CARNAVAL : QUAL O SIGNIFICADO?

Quaresma
O povo de Israel nasceu na quaresma do deserto, foi consagrado à oração e à penitência. Mas é surpreendente que Deus tenha indicado o caminho mais longo para a escapada do Egito. Fez isso não só porque queria prová-lo, mas porque queria derramar o Seu amor naqueles corações endurecidos.
Que seria daquele povo se entrasse em terra pagã sem essa purificação?
O novo povo de Israel, ou seja, a Igreja, também caminha na quaresma; não 40 anos, mas sim 40 dias.
Neste tempo faremos uma intensa preparação para entrar na terra prometida, que é a participação na Ressurreição de Cristo. Deus quer dar inumeráveis graças neste período. De fato, o dom maior é a Sua entrega até a morte por mim. Mas o que aconteceria se eu desperdiçasse estes gestos do Seu amor?
Nesta quaresma, este deserto de oração, sacrifício, jejum, obras de caridade, poderíamos pensar que só damos e não recebemos nada. Mas Deus, como toda boa mãe, não se deixa vencer em generosidade: quando vê que o seu pequeno filho lhe dá uma flor, responderá com um abraço cheio de ternura. Assim é Deus: toda oração fervorosa, desinteressada, pelo bem da nossa alma ou outra pessoa será recompensada.
As cinzas
Os judeus tinham o costume de cobrir-se de cinzas quando faziam algum sacrifício.
A Igreja dos primeiros séculos também tinha um costume parecido: aqueles que queriam receber o sacramento da penitência colocavam-se as cinzas e se apresentavam à comunidade com um vestido penitencial.
Foi no ano 384 que a quaresma adquiriu um sentido penitencial e, só a partir do século XI, iniciou-se a imposição das cinzas no começo do Tempo da Quaresma. O significado desse gesto é recordar-nos que um dia morreremos e o nosso corpo se converterá em pó.
A morte não é uma ilusão, é uma realidade que toca todo ser humano, mas o cristão sabe que ela tem um sentido. E é suficiente contemplar o itinerário de Nosso Salvador.
Neste dia a Igreja pede que se faça jejum e abstinência.
A abstinência obriga a partir dos 14 anos, e o jejum a partir dos 18 anos.
Abstinência é o não comer carne, enquanto que jejum é fazer uma só refeição forte durante o dia. ASSIM ESTAREMOS PEDINDO PERDÃO A DEUS PELAS OFENSAS A ELE COMETIDAS E LHE DIZEMOS QUE QUEREMOS MUDAR DE VIDA PARA AGRADÁ-LO SEMPRE.
Carnaval
A palavra carnaval significa adeus à carne; deriva de tempos antigos onde, por falta de refrigeração, deviam consumir todos os produtos que durante a quaresma não podiam comer (carne, ovos, leite). Com este fim organizavam festas populares, que pouco a pouco se degeneraram em atos dos quais, não raramente, se arrependerão durante a quaresma.
Tais atos (desfiles, festas), quando chegam ao extremo da exaltação dos prazeres, ferem o Coração de Jesus, e devem ser desagravados com atos de reparação.

QUEM ACOMPANHA JESUS SABE QUE NA MORTIFICAÇÃO DA CARNE BRILHA A LUZ DA RESSURREIÇÃO E DA VIDA.

Nenhum comentário: