segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Música e liturgia



A POSTURA DO MINISTRO DE MÚSICA

Dicas sobre a postura que os ministros de musica devem adortar em animações litúrgicas. especialmente nas celebrações Eucaristicas

1- Cuidado com o que está cantando. Muitas das canções tocadas nas missas não são litúrgicas, as vezes até sem embasamento teológico. Escolha os cânticos de acordo com as leituras e o tempo litúrgico. Não se pode cantar os hits, a não ser que se encaixem com o tema da celebração. Na dúvida, consulte um sacerdote antes de cantá-la.

2- Ao ministrar, ao término de cada canção evite falar alguma coisa. Lembre-se, aquele momento é do sacrifício de Cristo, e quem preside é o sacerdote,  você esta ali para conduzir a  canção que abrirá os corações.

3- Cuidado com o volume do SOM. Música alta prejudica a entrega.

4- Evite chamar a atenção para si mesmo, lembre-se o centro é Jesus.

6- Missa não é show. Você não foi chamado para apresentar-se diante de uma plateia ,  você foi chamado para servir a Deus.

6-  Esmere-se em fazer o melhor. Ensaie, ensaie e ensaie. Faça isso sozinho e com a banda, jamais esquecendo que é para o Mestre que você está oferecendo o seu louvor.

7-Não converse durante a Celebração Eucarística. Escolha antecipadamente as músicas e seus respectivos tons. Se houver extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar desesperado, de "qual a próxima música?" ou "qual o tom?".

8-  Não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas, transparentes ou bermudas, cores ou estampas muito chamativas, durante a Celebração Eucarística.

9-  Algumas fórmulas da Missa, como o "Cordeiro de Deus" não podem ser modificados. Estude liturgia, pois nela não dá para improvisar.

10- Participe ativamente de cada momento da celebração, sente-se à mesa. Você também é um "feliz convidado para a ceia do Senhor".


11- Faça tudo para a glória de Deus.


Nenhum comentário: